quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Bruxelas corta pesca do robalo

 Noticia retirada do correio da manhã  11.11.2015





A Comissão Europeia (CE) quer aumentar a quota de pesca nacional de carapau mas quer reduzir as capturas de robalo, bacalhau e tamboril, entre outros peixes. No caso do robalo, a pesca estará mesmo interdita nos seis primeiros meses do ano. Uma proposta que penaliza a pesca nacional, segundo armadores e pescadores de Quarteira. A proposta de Bruxelas, divulgada esta terça-feira e que vai ser discutida pelos 28 ministros das pescas a 14 dezembro, visa "trazer as unidades populacionais para níveis de rendimento máximo sustentável". As quotas agora propostas têm em conta os pareceres científicos sobre as populações, sublinhando a CE os "níveis críticos" do bacalhau nos mares da Irlanda e a escassez de peixe que também atinge a zona oeste da Escócia. Quanto ao robalo, Bruxelas decidiu mesmo permitir a captura apenas na segunda metade do ano, e ainda assim limitada a uma tonelada por mês para a pesca comercial e apenas um saco para a pesca recreativa





Para Hugo Martins, da Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, a proposta "é muito penalizadora para quem pratica pesca artesanal e usa arte do tresmalho, que serve para apanhar robalo, o que acontece principalmente nos meses de dezembro e janeiro". Por outro lado, a subida de quota (no caso concreto do carapau) não é representativa, nem é desejável. "Os pescadores só se voltam mais para o carapau devido à redução da quota de sardinha e uma subida da quota de carapau pode servir para desvalorizar ainda mais o preço de venda", sublinha ao CM Hugo Martins. 






Segundo a notícia a pesca ao robalo para fins comerciais ou seja para pescadores Lúdicos só é possível a partir do segundo semestre de 2016 e apenas um SACO !!!!!
Será que alguém sabe o que  isto de um  saco quer dizer !
Aguardemos por novas decisões ......................

2 comentários:

  1. Boas João,
    Vamos lá ver o que vem lá...
    Esperemos que coloquem medidas para benefício para todos e não só para alguns!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mas para variar o mexilhão é que se lixa sempre..
    Um abraço

    ResponderEliminar