terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Fateixas Team - Report, Vega FC Akada

O Fateixas Team com patrocinio da VEGA  foi experimentar o fio FC AKADA  eis a report:





O fluorocarbono é conhecido pela sua reduzidíssima visibilidade na água; mas muitos pescadores, principalmente os adeptos do nylon, hesitam em investir neste tipo de linha — a rigidez que a torna tão sensível aos toques é a mesma que torna difícil, com muitos modelos, dar nós perfeitos.
Por isso o mercado criou os nylons revestidos, que pretendem reunir o melhor de cada uma destas linhas. Um dos melhores exemplos é o Akada FC (de «fluorocarbon coated»), uma das propostas de maior sucesso da Vega nos últimos anos.





Quem o conhece muito bem é João Oliveira, autor do blog Fateixas Team e praticante fervoroso da pesca de mar, que, ao fim de uma série de jornadas de pesca à chumbadinha que efectuou, recentemente, disse a respeito do Akada FC:


«É um fio que se recomenda pela sua fiabilidade. Resistente e maneável, uma vez que o spot onde foi testado era cheio de pedras e aguentou bem sempre que batia nelas».
«A medida que experimentei, o 0.28 mm, na técnica de chumbadinha, cumpriu bem o seu desempenho. Na ferragem foi sempre preciso e eficaz», acrescentaria.
A chumbadinha é uma técnica exigente para os fios, aos quais não basta ter resistência contra a abrasão provocada pelas rochas.
É que, normalmente, são usadas pequenas chumbadas furadas, para poderem correr pelo estralho — assim, o peixe, ao picar, não sente pressão na linha, pensando assim que o isco está livre. Por isso um fio para terminais de chumbadinha também tem de ser praticamente invisível, o que o revestimento deste Akada FC garante.
Adicionalmente, um fio para chumbadinha também tem de superar a dificuldade com os nós que muitos fluorocarbonos normais apresentam, algo em que esta proposta da Vega não teve problemas, segundo João Oliveira, que informou que «quanto aos empates, o Akada FC, como é macio, desliza bem nos nós»."

O Nosso obrigado á VEGA por nos deixar experimentar o material deles, o que é sempre bom haver uma relação entre pescador e as varias marcas de pesca para haver um feedback do material.
Clique
















3 comentários:

  1. Olá João; av
    Achei bem honesto seu comentário e principalmente sincero. Pergunto-lhe, aqui no Brasil é possível encontrar esta linha da VEGA - FC AKADA?
    Abraço;
    Antonio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário , pode entrar em contacto com a VEGA Brasil eles poderão lhe indicar uma loja onde pode adquirir essa linha .
    Av. Gardênia, 271, Bairro Cidade Jardim, Santo Antônio do Monte
    Telefone 55 373281 - 2763

    ResponderEliminar