terça-feira, 27 de agosto de 2013

Filetes de cavala hà Fateixas Team

Com as idas à pesca dos carapaus tenho apanhado umas cavalas bem grandes e como dizem que é um dos peixes que melhor faz à saúde nada como experimentar. A Cavala é um nome usado para várias espécies de peixes encontrados principalmente na família Scombrdae. A sua carne é oleosa e contem ómega -3 que é benéfico para a saude Resolvi fazer uns filetes delas e experimentar / inventar …. E acho que não me saí nada mal , já dei a provar a bastante gente sem saberem que peixe estão a comer e até agora o balanço é positivo .Tirei umas fotos a exemplificar como se faz quem quiser experimentar é fácil.


 
Para os filetes é preciso uma tábua de cozinha e uma faca de filetes ( que não Tinha) ou uma bem afiada que foi o meu caso. Começa-se por colocar o peixe na tábua e corta-se a cauda e a cabeça


De seguida retiram se as entranhas e  coloca –se o peixe com as costas para cima e fazem se dois golpes ao longo da espinha dorsal  .



De seguida deita se o peixe e com a faca corta -se o peixe na longitudinal sempre junto á espinha no sentido da cauda para a cabeça , volta-se e faz-se igual . Pronto os filetes estão feitos falta temperar.




De seguida deita se o peixe e com a faca corta -se o peixe na longitudinal sempre junto á espinha no sentido da cauda para a cabeça , volta-se e faz-se igual . Pronto os filetes estão feitos falta temperar.


Eis o aspecto dos filetes .


Eu temperei com sal , sumo de limão  e alho e deixei marinar cerca de 1hora. Depois é só passar por farinha de milho ,ovo e fritar .Acompanha-se com um arroz malandrinho e uma salada e vão ver ….. muito bom.




Prato pronto....






8 comentários:

  1. Há de experimentar cavala escalada grelhada na brasa ( exatamente como dourada escalada) com molho á espanhola é MESMO BOM !!!
    Mas de preferencia com cavala fresquinha ... pois com cavala congelada a carne fica mais negra e tira mais o sabor ... experimente e diga qualquer coisa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André
      Sabes o pessoal que pesca comigo salemas e cavalas mandam tudo para a água , mas eu como queria experimentar experimentei filetes , mas para a proxima vou fazer como dizes .

      Um abraço

      Eliminar
  2. João, que belo aspecto...
    Tou a ver que tenho que começar ir apanhar umas cavalas...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel
      Apanha-as que vais gostar ! Tinha provado uma vez e não gostei do sabor , mas em filetes nem sabes o que tás a comer . È melhor que esses filetes de peixe gato vindos sabe se lá de onde .Também quero experimentar grelhadas .

      Um abraço

      Eliminar
  3. Confirmo que é um om petisco sim senhor, já comi e aprovo, uma maneira de fazer comida astante saudavel e muito em conta.
    Um abraço e ons petiscos e claro boas fainas

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Pedro , já vi que também já provaste ... é uma boa refeição ainda por cima por nõs apanhadas .

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. belos filetes, estavam com muito bom aspecto..e também davam umas belas iscadas para os PARGOS..eheheheh.

    ResponderEliminar
  6. pois ... podemos fazer uma troca eu faço -te os filetes e apanho as cavalas e tu dás me um parguito ... ehehehe

    ResponderEliminar