quarta-feira, 10 de abril de 2013

Salemas para que vos quero ....!



Com o sol a querer espreitar e a primavera a querer arrebitar o mar finalmente parece ter dado tréguas, Assim o Team Fateixas e alguns amigos resolvemos ir fazer um pião para ver como andam as modas de peixe.
Com o mau tempo que tem feito, verificamos que as casas de pesca têm escassês de isco, pois o pessoal não tem ido á pesca e quando o bom tempo aparece esgota logo.
Marcamos rumo á praia pequeno (Sintra) mas esta estava completamente rasa de areia.




Então decidimos outras bandas. Fomos mais a norte e verificamos que o pesqueiro estava muito bom. O mar estava com um bocado de força mas a cor da água e o pesqueiro estavam mesmo apetecíveis. Por entre pedras, cordas e muita risada chegamos ao pesqueiro.
Cada um escolheu um sítio para a faina. Com o passar do tempo estava tudo ansioso, quem seria o primeiro a sacar o primeiro sargo. E eis que o Fisgo cagão  apanha um dos grandes pela força que fazia …….zzzzzz…… e eis que a põe em terra ………….Fonix – uma salema ! diz ele .


A seguir o J. terrinca saca outra e mais outra e mais outra e foi assim o dia todo.
Bem acho que apanhamos mais de 50 salemas .
Com o encher da maré o mar ia batendo nas pedras e vai de banho , eu  levei com uns quantos . Os sargos tardaram a sair , o Fisgo apanhou 4  dois deles na casa do kilo , o Renato 3 palmeiros e eu com 1 . O J.Terrinca e o Carlos (Cargar) Salemas com fartura.
Bem o pesqueiro estava minado delas , todo o tipo de isco era devorado , caranguejo , casulo, mexilhão, lingueirão, caranguejo e até batata do mar.




Bem pelo menos peixe não faltou e boa disposição também para variar.
Como tenho ouvido dizer que uma massada de salema é um excelente piteú trouxe umas quantas já arranjadinhas para experimentar . Se for bom logo vos digo a receita.


 

14 comentários:

  1. Excelente.....pena foi ter sido o dia de Santa Salema, eheheh, mm assim deu para curtir, pk elas até dão luta, tb se apanhassem 50 Sargos era um enjouo. O cagão é sempre o mm, o Fisgo é o terror dos Sargos, não estive presente mas sei que foi um dia com a qualidade habitual com FateixasTeam and Friends. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é o cagão é sempre o mesmo . É verdade 50 sargos também eram demais . à próxima contamos contigo para a festa.

      um abraço

      Eliminar
  2. é sempre mais do mesmo..um dia bem passado com carradas de salemas, e alguns sargos.
    De resto muita camaradagem e boa disposição que é o mais precisamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre em alta que seja assim por muitos e longos anos e que as nossas mulheres vejam ... Ehehehehe.

      Eliminar
  3. O titulo diz tudo, salemas para que vos quero, eu digo o mesmo, grande praga, enquanto elas ai andarem os sargos não encostam, fora isso o importante é a malta pasar um bom bocado junto do mar, mesmo assim ainda tiraram duas belas tabuas.
    ABRAÇOS A TODO O TEAM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro
      Pois as salemas são mesmo muitas , mas pelo menos deu para experimentar a resistencia dos fios e as acções das canas . Algumas salemas eram bem grandes . Melhores dias virão...... um abraço

      Eliminar
  4. Boa pesca
    Felicidades
    www.laantillapescatotal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Foi o dia da Salema!:)
    Agora falta dar com o dia do Sargo!:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel
      Podes crer foi mesmo o dia delas , espero que o dia do Sargo venha depressa .

      um abraço

      Eliminar
  6. As Salemas são um bom treino para quando os Sargos arribarrem em força. eheheheh É impressão minha ou também trouxeram um ceirão acugulado de caldo verde para fazer uma sopinha??? eheheheh Parabéns ao FisgoCagão pelos peixes.

    Saúde, da boa ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer foi um bom treino , as verduras foram a ida para acompanhar as salemas ......ehheheheh

      Eliminar