terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VAMOS Á PESCA!!

Boas pessoal :)
Saí hoje de casa, 5ª feira de manhã mais o meu pai para irmos fazer um lançamento.
Céu azul, sem previsão de chuva, atormentado só por ter que ir trabalhar à tarde eheheheh.
Carregados de sardinha e com uma grande fézada de robalos lá fomos para a pescaria.
Chegados ao pesqueiro, o marzinho estava um pouco grande e com uns enchios do caraças.
Ora tanto havia água, ora tanto havia pedra eheheh




Lá montámos as caninhas, toca a tirar os lombinhos e toca a fazer o engodo.
 Começamos a pescar com enchios, sem enchios e mais enchios e deixa ir fio e enrola fio e coloca mais umas quantas iscadas porque essas já eram.
Passado uns quantos lançamentos e quando o mar começa a recuar, deixei a bóia ir fazendo o seu trabalho, quando de repente afundou e eu ZASSSSSSSSSSSSSS ferra que é peixe.
Aguentei o peixe enquanto o mar continuava a recuar e reparei que era um grande torpedo, como estava longe, cerca de 30 mts e a fazer pressão, o maldito peixe começa aos saltos dentro de água, foi a loucura total, pois apercebi-me que tinha ferrado um autêntico torpedo (Tainha).
Foi engraçado porque nunca tinha visto uma tainha deste tamanho a saltar tanto, não era um robalo, mas o tamanho do peixe, pôs-me um sorriso na cara de orelha a orelha, pois há muito tempo que não ferrava uma tainha deste tamanho.


Lá se puxou o peixinho, lá se meteu o xalavar e lá temos a foto para a primeira pescaria com a t-shirt do meu team :)
Disse logo ao meu pai que esta merecia uma foto e aqui está ela, pois foi bastante divertido.

Se repararem, podem comprovar pelas fotos os tais enchidos que referi atrás, numa vê-se a pedra, na outra não se vê a pedra.
Lá continuámos a pescaria, mas de robalos nada. Apanhei mais uma tainha e fiquei com sabor amargo na boca pelos meninos não aparecerem.
Mas não faz mal, eles não fogem e assim engordam mais um pouco :)
O belo do torpedo tinha 1,700kgs e neste momento, está no forno para ser servido ao jantar :)
O Fateixas Sénior (o meu pai) como se esqueceu da T-shirt dele, levou uma rebocada e não teve direito a foto.
E assim terminou mais uma manhã de pesca bem divertida e que o pior deste dia, foi mesmo ter que ir trabalhar a seguir eheheheh
Um abraço e viva o FATEIXAS TEAM

8 comentários:

  1. Pois é JONYTRETAS, o mar não tem dádo tréguas, mas esse torpedo deve ter ´dado uma luta enorme... mas castigares o velhote?? ahahahahaha. abraço, a ver se o mar cai para irmos a eles..

    ResponderEliminar
  2. Grande Torpedo Jony, apesar do mar estar com muito boa cor, os enchios não deixaram fazer melhor, fica o registo fotográfico dessa grande tainha que assada no forno vai muito bem, há quem diga que é melhor que robalo, eu não acho mas quando apanhu dessas grandes o destino delas é também no forno.
    Um grande abraço e certamente quando o mar cair a fruta é outra.

    ResponderEliminar
  3. Grande Jony ... belo Robalo de boca torta, Isso no forno deve ter sabido a pato...eheheheh.
    Essa do Fateixas Senior já me escangalhei a rir.
    Um Abraço temos que ir a eles

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal :)

    Grande dia :) e de facto o mar e o tempo em si, não tem deixado molhar a minhoca há algum tempo :) mas desta vez deu e foi giro :)
    De facto a tainha não tem nada a ver com um robalo ou com um sargo, mas estava uma maravilha, cá em casa deu para os 3 e garanto que não sobrou nada, precisava só de um pouco mais de sal, pois como é grosso de lombo e foi directamente para o forno, não deu para apurar.
    Quanto ao fateixas sénior eheheheheh também me ri quando escrevi, mas é verdade, pois se tem t-shirt e chapeú ( que foi a única coisa que levou) vai passar a ter esse nome por aqui nos relatos.

    Agora temos que ir nos divertir todos juntos :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. á com cada um..inda ontem a pescar com sardinha apanhei uma inda maior que essa fiquei sem saber o que fazia a essa porcaria se a deixava la para as rapozas comerem se a jogava para a agua mas joguei para a agua ate metem nojo essa porcaria e ate vem aqi pa internet e ainda por cima sao comparadas aos robalos francamente
    Daniel Santos
    Cascais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Daniel respeito a sua opinão , mas quero dizer que ninguém aqui fez comparações com robalos , a expresão de robalos de boca torta foi uma expersão que aprendi na linha de Cascais para apelidar as tainhas. Cada um pesca como quer e dá utilidade ao peixe que quizer.As tainhas de mar são bem boas já agora as da linha de Cascais sabem um bocado a raposa.

      Eliminar
  6. Ahahahahahah pois é amigo, um gajo quando não sabe pescar, apanha o que sabe. Ainda não cheguei ao nivel de apanhar robalos e sargos e douradas, por isso começo pelas tainhas e pelas salemas :) que se pode fazer????
    Vou ter que me dedicar mais para ver se chego ao nivel de alguns.
    Agrada-me que tenha deitado o peixe fora, pois assim pelo menos não ficou espalhado pelo pesqueiro a aprodecer e a cheirar mal.

    Um grande abraço amigo Daniel

    ResponderEliminar
  7. Ele há pessoal esquisito!!!
    Sem duvida que não é igual ao Robalo, essas ai de Cascais são capazes de saber a esgotos ou a gasóleo, mas uma coisa eu vos garanto, as da zona da Ericeira são limpas e bem arranjadas comem-se muito bem, fritas, assadas, na caldeirada ou até mesmo gralhadas.
    Vou deixar aqui um pequeno pensamento, os velhotes da pesca á 50 anos mandavam sargos fora pois eram praga, só queriam robalos e douradas, passados estes anos, já se contentam com uns sargos e já não é todos os dias, robalos e douradas é quando o rei faz anos, daqui a 20 ou 30 anos acho que vai ser assim, se apanharmos uma ou 2 tainhas já ficamos satisfeitos pois sargos vai ser quando o rei fizer anos e douradas e robalos vão ser uma miragem.
    Portanto pensem nisto, além disto tudo a crise está ai e não nos podemos dar ao luxo de deitar peixe fora, pois se formos á loja estão lá à venda a 4 euros.
    Um grande abraço a todos

    ResponderEliminar