terça-feira, 13 de julho de 2010

Pesca com Pião estreia



A semana passada o Team Fateixas foi experimentar uma pesca ao peão. Como nunca tinha-mos pescado neste estilo, tiramos algumas ideias com outros amigos e em alguns fóruns. Lá nos apetrechamos com bóias, nós, pérolas, anzóis, e isco claro.
Saímos de casa cerca das 6 da matina ainda sem rumo certo, pelo caminho lá decidimos a direcção a tomar e a táctica para a pesca, passamos por alguns pesqueiros para ver o melhor mas decidimos pelo último.
Já era de dia e a praia e o pesqueiro mal se viam, pois o D. Sebastião (nevoeiro) andava por lá a passear. Chegados ao pesqueiro começámos por montar as canas e os piões, põe nó aqui, põe pérola acolá, (um bocado confuso este estilo de pesca, mas vai lá) e pronto já está a cana montada. Fizemos o engodo para atrair uns valentes sargos e quem sabe alguma douradinha da Iglo e vai de lançar á água …….Começa a pesca!
O mar estava agitado com ondas entre 1.5 a 2 mts uma cor esverdeada e a maré estava a encher.
Cada um em sua pedra a “Saborear “ O novo estilo”, vai de lançar pião. Passado pouco tempo Zassss….. pião no fundo e lá vem o primeiro, um safia “palmeira” tava a começar bem. Lanço outra vez e passados 20 minutos uma boga , esta voltou para de onde veio ….água. O João T. também se começou a estrear uma safia ,depois outra, de vez enquando uma bogazita e lá se foi safando . Mas o melhor estava para vir , estava eu concentrado no pião a ver quando este afundava quando tive uma picadela daquelas
a valer o pião afunda e eu ferro ……… e pensei : épa será uma sargalhão ! a luta continua, o peixe puxa eu puxo , eis quando ponho o peixe fora de água ………..Uma Salema . Levanto o peixe de dentro de agua e ponho-o em cima de uma pedra quando o tento levantar outra vez eis que se ouve um barulho esquisito e um aliviar da linha …..Oh não partiu-se a cana . Pois é a ponteira cedeu e ficou partida em 3 partes para mim acabou a pesca.. O João T. lá se safou , apanhou uma Salema uma dúzia de bogas e umas 8 ou 9 safias . Inclusive perdeu o chumbo do pião como este é redondo como um anel ficou pendurado no anzol e ele muito indignado ao puxar o fio , viu o anel pendurado no anzol e exclamou: - é pá que é isto ? acho que apanhei um peixe casado !
Só depois de rir-mos um bocado é que vimos de onde tinha caído o anel.

Publicado por João Oliveira

1 comentário:

  1. belo relato..essa do sargo casado!! ahaahhahahah,,agora é continuar, e arranjares uma cana que levante mais peso..boas pescarias.

    ResponderEliminar